10 agosto 2008

Cassongue


Quem entra na Obra da MCA do Keve, pelo lado do Rio que dá nome à Obra sentido Luanda-Huambo, anda cerca de 38 Km e encontra uma localidade chamada "Cruzamento de Casongue" corta no dito cruzamento à direita, anda 37 km e dá com a localidade de "Cassongue"....

No meio do nada, um sitio perdido no tempo esquecido do resto do mundo, degradado com uma guerra que abalou Angola por 30 longos anos. A imagem desta igreja com a placa de indicação das distancias de Cassongue a localidades como Vila Nova do Seles, Amboiva, Bimbe e Vila Teixeira da Silva (Bailundo) transporta-me para o imaginário tempo colonial e deixa-me com muita curiosidade em perceber como será quando alguem que há 40 anos não vê a terra onde viveu vai reagir ao ver essa terra 40 anos depois.

Trabalho feito, ia regressar pelo mesmo caminho que me tinha levado até Cassongue, mas...... lá estava outra placa a indicar uma outra picada para Nova Lisboa (Huambo); Luimbale (Londuimbali) e Lobito, questionei 3 ou 4 pessoas sobre o caminho. As informações foram positivas. O carro Passava!

Não é tarde nem é cedo, bora conhecer Angola profunda 70 Km separarvam Cassongue de Londuimbali. Realmente confirmo que a picada está em muito bom estado sempre a andar 36 km depois entro na locadidade de Galanga (um nome familiar, em tempos tinhamos colocado na obra do Keve, na localidade de Vila Franca uma placa a indicar o caminho para Galanga). Mais 34 Km certinhos estava a entrar no Londuimbali, nas trazeiras do estaleiro da MCA, este troço o caminho já está em pior estado mas nada que quem está em Angola há já um ano não faça. Duas horas de Cassongue ao Londuimbali, no coração de Angola, vale bem a pena. É para repetir!!!

2 comentários:

Fernando Silva disse...

ainda vais trocar o Toyota.....

Um Corolla por um Land Cruiser...


Depois mostro-te umas picadas na terra dos tugas

Anónimo disse...

cresci em Cassongue desde os 2 até aos 15